O Projeto do Ensino de Xadrez na Escola Municipal Ney Rodrigues em Timon-MA

O xadrez tem sido reconhecido como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Na Escola Municipal EMEF NEY RODRIGUES DE VASCONCELOS, em Timon-MA, o professor Salomão Silva inovou ao implantar um projeto de ensino de xadrez nas turmas do 4º e 5º ano do turno da manhã, com um diferencial importante: a criação de tabuleiros a partir de materiais recicláveis.

O projeto foi iniciado com o objetivo de não apenas ensinar o xadrez, mas também de integrar conceitos de sustentabilidade e consciência ambiental no cotidiano escolar. O professor Salomão Silva incentivou os alunos a construir seus próprios tabuleiros de xadrez utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tampas de garrafa. Essa abordagem inovadora permitiu que as crianças participassem ativamente do processo de criação, aumentando o valor educacional e emocional da atividade.

Desde o início do projeto, os resultados têm sido altamente satisfatórios, especialmente em termos de engajamento e comportamento dos alunos. A construção dos tabuleiros despertou o interesse das crianças pelo xadrez, transformando o jogo em uma atividade mais pessoal e significativa. Além disso, o projeto tem promovido a cooperação e o trabalho em equipe, já que os alunos muitas vezes colaboram na coleta de materiais recicláveis e na montagem dos tabuleiros.

O impacto no comportamento dos alunos também é notável. As atividades relacionadas ao xadrez têm incentivado a autodisciplina, a paciência e a capacidade de resolver problemas de forma estratégica. Essas habilidades não só contribuem para o desempenho acadêmico, mas também para o desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais para a vida.

Um dos aspectos mais importantes do projeto é a ênfase na consciência ambiental. Ao utilizar materiais recicláveis para construir os tabuleiros, os alunos estão aprendendo sobre a importância da sustentabilidade e da reutilização de recursos. Essa prática tem gerado discussões em sala de aula sobre o impacto do lixo no meio ambiente e sobre como pequenas ações podem contribuir para um mundo mais sustentável.

A criação de tabuleiros de xadrez com materiais recicláveis não só despertou o interesse dos alunos pelo jogo, mas também promoveu valores importantes como a cooperação, a sustentabilidade e a responsabilidade social. Com resultados satisfatórios em termos de engajamento e comportamento, este projeto destaca-se como uma iniciativa que pode ser replicada em outras escolas, contribuindo para uma educação mais completa e consciente.


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