Crianças plantam árvore de número 100 mil e ajudam a reflorestar PE


Uma das turmas que plantaram árvores no Polo Jeep em Goiana/PE – Foto: FCA/divulgação

Enquanto milhares de árvores são consumidas por incêndios na Amazônia, Pernambuco e suas crianças seguem no sentido contrário: o da preservação. O município de Goiana ganhou esta semana a árvore de número 100 mil.

A muda foi plantada por alunos do Projeto Educação Ambiental da Jeep Goiana, no terreno da fábrica mais moderna do mundo do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA) – empresa constituída a partir da fusão global entre a Fiat e a Chrysler em outubro de 2014.

A muda de pau-brasil foi plantada no entorno do Polo Automotivo Jeep, que ocupa uma área total de 11 milhões de m2, sendo 530 mil m2 de área construída.

O que era para ser apenas um jardim da montadora vem se tornando uma floresta tropical nos últimos 5 anos.

Nas terras, onde havia uma imensa plantação de cana-de-açúcar, hoje existem 295 espécies de árvores plantadas por funcionários da montadora e por estudantes da região.

As crianças fazem visitas semanais ao local, conhecem a fábrica e o viveiro de mudas construído no entorno da montadora, com capacidade para produzir 88 mil mudas da mata atlântica por ano.

Depois da visita, elas assistem a palestras de especialistas, aprendem a preservar o meio-ambiente, e fazem plantios simbólicos de árvores: cada turma planta uma muda diferente.

A meta do grupo FCA é produzir 208 mil mudas até 2024.

“A caminhada rumo ao desenvolvimento sustentável exige planejamento e estratégia. Não são ações pontuais, mas um processo de gestão com visão de longo prazo e metas claras que permeiam toda a empresa, da diretoria ao chão de fábrica”, disse Danúbia Lima, analista de manufatura do Polo Jeep ao SóNotíciaBoa.

“A água usada da pintura é reciclada e reutilizada em 99,5%. A f’ábrica tem Selo Aterro zero. Nenhum resíduo aqui vai para aterro. Todos são enviados para a reutilização, reciclagem, ou recuperação”. afirma Danúbia.

Ela explica que no local é usado o senso de “5 Rs” do resíduo:

  • Recusar
  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar e
  • Reaproveitar

Sustentável

O engenheiro ambiental Diego Marques explica que “o polo já nasceu sustentável, há 4 anos” e os resultados aparecem ano a ano.

“Teve redução de 45% no consumo de energia elétrica por veículo produzido em 2018, em comparação com 2016. Teve redução de 16% das e emissões de CO2 no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018.

Futuros funcionários

Pra que tudo isso?

Essas crianças serão os futuros funcionários do polo automobilístico, localizado no meio do Nordeste.

No local só havia plantação de cana-de-açúcar há 5 anos. Agora existe tecnologia, oportunidade, emprego e sonho de um futuro diferente, longe da enxada.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa – enviado a Goiana/PE a convite da FCA


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *