A importância das atividades práticas na vida dos alunos do ensino médio das escolas públicas

Alunos do curso de Informática do Instituto Federal do Piauí (IFPI) do Campus Teresina Zona Sul através do programa PIBID contribuindo para aprendizagem dos alunos do Ensino Médio da escola U. E. Lourival Parente – Teresina-PI.

Fábio (Pibidiano) e Alunos criando jogos com o Construct

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O professor de Tecnologias de Informação Salomão Silva juntamente com os Licenciandos do curso de Informática do IFPI do Campus Teresina Zona Sul através do programa PIBID realizaram um planejamento para inserir aulas práticas visando reforçar as disciplinas da grade curricular do curso Técnico em Informatica da escola Lourival Parente, como também, trabalhar projetos que melhorassem desde a condição comportamental até a questão de aquisição de conhecimentos técnicos dos alunos, principalmente na área de Lógica de Programação e Montagem e Manutenção de Computadores.

Prof.º Salomão Silva (ao fundo de preto) e a turma de Pibidianos IFPI Campus Teresina Sul (à dir. Sheldon, Jonh, Sara, Fábio) (à esq. Araci, Marciel e Carlos Henrique)
Participação ao evento da III Semana de Informática Educacional (IFPI Teresina Zona Sul)
Alunos nas atividades práticas no Laboratório de Informática
Sara (Pibidiana) orientando alun@s na construção de jogos
Pibidianos Fábio e Sheldon (à direita)

O programa PIBID tem uma grande importância na formação dos Licenciandos em Informática, como também, dos alunos do Ensino Médio. De um lado os pibidianos adquirem experiência de sala de aula, desde o planejamento da aulas até o domínio de classe, e do outro lado, os alunos do Ensino Médio com um acompanhamento baseado em projetos, tem a possibilidade de colocar em prática toda teoria vista em sala de aula, e também poderem amadurecer em vários aspectos, principalmente em uma visão prática do mundo.

Alunos do curso Tèc. em Informática e a Coordenadora Elane
Prof.º Salomâo Silva (à esquerda) e Fábio (Pibidiano)
Prof.ª Márcia acompanhando apresentação dos projetos
Marciel (Pibidiano) orientando alunos da escola Lourival Parente
Apresentação dos projetos (Pibidianos)
Prof.º Salomão Silva e Fábio (Pibidiano) organizando o laboratório de Informática

O sucesso das atividades práticas é atestada pela quantidade de alunos que já estão inseridos no mercado de trabalho, como comprova os dados a seguir: Das turmas de Técnico em Informática e Técnico de Administração, no total de 45 alunos, 10 alunos já estão trabalhando; 07 alunos foram encaminhados para o programa Jovem Aprendiz; e os demais já foram e/ou estão sendo encaminhados para Visita Técnica Orientada (VTO). Esses dados foram colhidos pelo prof.º Salomão Silva que é responsável pela Coordenação de Eixo da escola Lourival Parente.


Deixe uma resposta para Léa Vieira Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *