A despensa comunitária também oferece gratuitamente outros alimentos industrializados, com o intuito de oferecer os nutrientes necessários às necessidades de cada paciente
Um hospital dos Estados Unidos passou a cultivar uma horta no topo de seu edifício para oferecer alimentos frescos e orgânicos a pacientes de baixa renda.
A iniciativa do Boston Medical Center, em Massachusetts (EUA) vem sendo implementada através do programa Preventive Food Pantry (Despensa Preventiva de Alimentos), cujo principal objetivo é mostrar a importância de uma boa alimentação aos pacientes.PUBLICIDADE
Alimentos nutritivos, orgânicos, livres de agrotóxicos são parte vital dos cuidados médicos providos pelo hospital. Eles são guardados em uma despensa que fica à disposição dos pacientes.
No terraço do prédio são produzidas cenouras, tomates, abobrinhas e mais de 25 tipos de hortaliças.
Hospital mantém despensa comunitária completa
Além dos alimentos orgânicos, a dispensa comunitária oferece alimentos industrializados de graça, visando oferecer os nutrientes necessários às necessidades de cada paciente.
Para que o enfermo faça parte do programa, o hospital leva em conta se ele vive, de alguma forma, em condição de insegurança alimentar.
Infelizmente, apesar de frutas e legumes frescos serem essenciais para o correto funcionamento do organismo, eles são os itens mais caros do supermercado, portanto de difícil acesso à famílias de baixa renda.
Os alimentos cultivados no terraço também abastecem a lanchonete da instituição. Além disso, uma vez por mês, oficinas de jardinagem são realizadas no topo do edifício.
O projeto comemora em 2021, vinte anos de existência. Mais do que oferecer alimentos a quem precisa, a iniciativa cria mais espaço verde e reduz significativamente o uso de energia do hospital.
O Boston Medical Center é a prova de que o papel de uma instituição na área de saúde não deveria ser apenas o de medicar, mas sobretudo prevenir.
Leia também:
- Casal de velhinhos doa toneladas de alimentos para hospital
- Senhora dá café da manhã na porta de hospital que trata pessoas com câncer
Somos o que comemos
Os médicos são unânimes em afirmar que um organismo forte combate infecções e inflamações indesejadas do corpo. No entanto, apenas se exercitar ou evitar o estresse em excesso não é nada se não prestarmos atenção ao que colocamos no prato.
É essencial para o circulo imunológico e digestório uma boa alimentação, diversa e balanceada, rica em alimentos naturais e coloridos – esta é a chave para uma vida mais saudável, de dentro para fora.
Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/Preventive Food Pantry