Mesmo em meio a desmatamento, poluição, vazamentos de petróleo e muitos outros atentados cometidos pelo ser humano, o nosso mundo ainda consegue dar origem à fenômenos de tirar o fôlego. Prepare o lencinho, porque essas maravilhas da natureza vão fazer você babar:
8) Trovões vulcânicos
Os cientistas não tem 100% de certeza por que eles ocorrem, mas a teoria com maior credibilidade diz que, quando um vulcão entra em erupção, ele libera detritos carregados positivamente e o choque desses detritos com as partículas carregadas negativamente na atmosfera acaba gerando raios e fotos incríveis.
7) Bioluminescência
O show de luzes protagonizado por algumas criaturas é fruto de reações químicas dentro dos corpo dos bichos. Nessas reações, a energia das ligações entre componentes orgânicos acaba sendo convertida em luz visível.
6) Arco-íris de fogo
Atenção: não confundir com Cavalo de Fogo. Esse grande rastro colorido do céu não tem nada a ver com combustíveis ou chama. Para que esse convidado apareça, as condições precisam ser exatas: o Sol precisa estar refletindo a, pelo menos, 58 graus acima da linha do horizonte e nuvens com formato cirrus cheias de cristas de gelo em formato de placas devem dar o ar da graça.
5) Flores congeladas
Esse acúmulo de gelo surge em torno de certas plantas e árvores quando a temperatura ambiente é menor do que o ponto de congelamento da água (0ºC) e a temperatura interna do vegetal é maior do que 0°C. Em um processo parecido com a transpiração, a água da planta é empurrada para fora, formando uma frágil e incrível “cobertura”.
4) Nuvens lenticulares
Formadas quando a umidade é empurrada para o topo de montanhas e picos, essas nuvens possuem um visual característico e podem ter diversas camadas. Taí uma boa explicação para o aparecimento de óvnis, né?
3) Tromba d’água
As trombas d’água não passam de tornados que se formam no mar. As velocidades de até 300 quilômetros por hora são inofensivas para os humanos, a não ser que você esteja em um barco no caminho desse turbilhão molhado. Incomuns nos mares brasileiros, elas assolam o litoral da Flórida, lugar com condições climáticas ideias para “nascerem”. Mas esse fenômeno já deu as caras no Rio Amazonas em um momento de instabilidade atmosférica
2) Fumarola de neve
Fumarola é uma formação próxima a vulcões. Por ela, gases como dióxido de carbono, dióxido de enxofre e sulfureto de hidrogênio saem e vão viver a vida na nossa linda atmosfera. As fumarolas de neve são resultado do vapor expelido por vulcões nas regiões árticas. Inexplicavelmente, após o “tubo” se formar, os gases passam a fluir sem problemas.
1) Auroras polares
Capazes de tirar o fôlego até de quem não acha a mínima graça nessa tal de natureza, essas luzes surgem quando as partículas carregadas eletricamente provenientes do vento solar, matéria ejetada pelo nosso lindo Sol, são aceleradas pelo nosso campo magnético e acabam se chocando com átomos de gás na atmosfera. Vale uma viagem até o ártico? Siiiiiiiim!
Fontes: Discovery, Ufscar, Atoptics, University of Texas, NOAA, Nós, kazgeo e nós de novo.