O treinador da escolinha “Estrela Vermelha”, o seu Nilton da Vermelha, como é conhecido, destaca que o principal objetivo do seu projeto é formar cidadãos.
A escolinha do seu Nilton como é conhecida na região do bairro Vermelha (Teresina-PI), e que tem seu nome oficial “Estrela Vermelha”, foi fundada no ano de 2006. Mas somente em 2013, ele assumiu o comando definitivamente do projeto.
Seu Nilton de 58 anos conta que desde que assumiu o comando da escolinha jamais faltou um único treino. Prioriza formar cidadãos, onde além do esporte, cobra o estudo, a inclusão, a arrecadação de alimentos. Ele se orgulha muito dos frutos do seu trabalho. Cita o exemplo dos primeiros garotos que chegaram de pés descalços e maltrapilhos para treinar futebol, e hoje, são grandes cidadãos e excelentes profissionais.
No modelo de atuação inclusiva, o esporte forma homens de caráter, diz ele, e ainda destacou com muito orgulho o nome de 03 ex-atletas da escolinha: Aldo Júnior e Daniel Albuquerque (Advogados), e Demo Lucas formado em Educação Física.
Um dos destaques da atual equipe do seu Nilton, é o atleta Jonatas Carvalho de 15 anos. Ele é um dos goleiros da atual equipe sub-15. O atleta nos conta que seu Nilton foi na sua casa há 05 anos atrás convidá-lo para participar da Escolinha Estrela Vermelha. Com muita emoção, ele diz que se não fosse a boa ação do seu Nilton em incluí-lo nas atividades esportivas, talvez hoje, ele tivesse escolhido um outro caminho. Diz ainda, que a sua limitação com as pernas não o impede de praticar esporte e se divertir com seus amigos.
O exemplo do garoto Jonatas Carvalho é o fruto de um lindo trabalho feito na escolinha de futebol do seu Nilton, uma verdadeira escolinha de futebol, onde seu primeiro objetivo é promover a inclusão através do esporte.
Uma outra atividade importante que seu Nilton realiza com seus alunos é o trabalho com material reciclado. Praticamente tudo que encontram na rua é transformado em arte. Ele ensina os garotos a desenharem e produzir arte a partir de materiais descartáveis.
Além do seu Nilton estiveram presentes no espaço esportivo da Vermelha, o José Carlos representante do Projeto Ação em Rede, e também, Valdemir Garcia, o presidente da Liga Esportiva da Vermelha.
O José Carlos representante do Projeto Ação em Rede, e um bom conhecedor daquela região, ao qual é praticante de esportes desde criança, enfatiza que aquele espaço que outrora era bem frequentado pelos esportistas com campeonatos de Amadores, e também Masters e, hoje está um pouco abandonado, com poucas atividades, devido a falta de estrutura para prática do futebol.
O representante da Liga Esportiva do bairro Vermelha, o sr. Valdemir Garcia justifica essa carência de atividades pela falta de estrutura do campo, por não possuir vestiários, e até aquele momento não havia iluminação. Ele disse que já solicitou o vestiário e água para aquele espaço junto as autoridades competentes, e que aguarda a execução do seu pedido. Enfatiza ainda, que os jogadores não querem participar de competições no campo da Vermelha por não terem um lugar apropriado para se vestirem e nem mesmo tomar banho após os jogos.
As atividades da escolinha do seu Nilton foram realizadas nesse dia na pracinha ao lado, devido a falta de iluminação no campo da Vermelha. No vídeo abaixo o seu Nilton, o José Carlos e o Valdemir Garcia falam mais sobre os objetivos do projeto com a escolinha, e também, a realidade do campo do bairro Vermelha.
A escolinha do seu Nilton não possui patrocinadores, recebe apenas uma ajuda de custo de R$ 400,00 da SEMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), o que não é suficiente para manter um projeto com a importância do seu trabalho naquela comunidade.
O projeto Ação em Rede espera que o poder público, empresários e a comunidade em geral possam olhar com mais carinho e valorizar as Espaços Esportivos de Teresina, como também, os grandes trabalhos sociais como o do seu Nilton com a Escolinha Estrela Vermelha.
2 comentários para "A escolinha de futebol do seu Nilton da Vermelha (Formando cidadãos)"
Ações e incentivos assim que devemos aplaudir, nossos jovens precisam.
Pingback: Um ideal de vida para um bem comum a todos…, um sonho possível ! – Ação em Rede