O Professor Salomão Silva no apoio ao esporte com crianças/adolescentes

Com os pés descalços, mas com muita energia e alegria, garotos do bairro Parque Afonso Gil se divertem no campinho de terra.

Bola de plástico e traves de pedaços de paus

Em um bairro da Zona Sul de Teresina, o Parque Afonso Gil, os jovens brincam com os pés descalços em um campinho de terra.

Esses garotos só queriam um espaço para brincar, algo que poderia ser simples e fácil, mas que se tornou muito complicado em uma comunidade pobre de Teresina.

Praticamente o único espaço no bairro que poderia ser usado para jogar futebol está sendo feito de lixão por parte da própria comunidade. É jogado de tudo nesse espaço, desde galhas de árvores, a animais mortos, o que prejudicam não só os garotos, mas toda a população próxima com o mal cheiro e infestação de mosquitos.

Para piorar a situação, os garotos jogavam futebol com uma bola improvisada que parecia mais um cofo de palha, e mais dois pedaços de paus que serviam de traves. Mas certo dia a bola caiu na avenida próxima e foi estourada por um caminhão, o que acabou com a diversão dos garotos por alguns dias.

Um dos integrantes do Projeto Ação em Rede passando pela comunidade pôde vivenciar a tristeza da garotada sem a prática do esporte, e logo divulgou a história deles para outros amigos, que imediatamente se comoveram com a situação e prontamente doaram bolas novas, redes e traves de ferro.

Mutirão dos garotos para limpar o campinho e ajudar a chumbar as traves de ferro.
Prof.º Salomão Silva, CLovis Franklin e sargento William

Estiveram presentes no local para a entrega do material esportivo (bola, rede e traves), limpeza e instalação das traves, o prof.º Salomão Silva representando o Projeto Ação em Rede e os representantes do bairro Parque Afonso Gil, o sargento Willian e Clovis Franklin.

Com a posse da bola nova, traves e redes, os garotos muito entusiasmados se organizaram para fazer uma rápida limpeza do campo e ajudaram a instalarem as traves.

Alegria das crianças com bola nova, traves de ferro e redes

Depois de tudo pronto, finalmente puderam jogar o famoso joguinho de futebol no campinho de terra do bairro Parque Afonso Gil. Um simples gesto de amor e carinho fizeram a alegria desses garotos.

O Projeto Ação em Rede agradece aos amigos que prontamente puderam colaborar para realizar a alegria desses jovens da comunidade da Zona Sul de Teresina-PI.


  • Belíssima atitude ! Toda ação social que priorize os jovens é digna de aplausos e apoio. Firmeza no projeto. Continuem.

  • E comovente essa atitude do projeto acaoemrede como mundo seria diferente se procurassemos nos colocarmos um pouquinho no lugar do nosso próximo tanta dificuldade e sofrimento seriam evitados. “FAÇA ALGUÉM FELIZ”

  • Investir na educação e no esporte, uma medida que projeta sonhos. Mas quando vemos meninos jogando bola em campo de várzeas , nos vem um pensamento , onde estão os milhões de reais que são destinados a educação e ao esporte nesse país? Tá na hora de dizer um basta nessa forma de fazer política em nosso País. É preciso que sejamos respeitados e que os investimentos realmente sejam feitos de forma a atender os anseios dessa garotada que pede tam pouco as vezes. As formiguinhas que plantam projetos sociais ,são elefantes no tocante a força de vontade de realizar. Portanto deixo meus parabéns aqueles guerreiros que mesmo com todas as dificuldades conseguem realizar belos projetos sociais dando esperança de dias melhores para esses adolescentes de nossa região.

    • Bom dia Luiz Carlos!

      Você falou muitas verdades. Infelizmente, o poder público não investe como deveria no esporte, educação, saúde, moradia, emprego, etc. O povo está cansado dessa politica velha de troca de favores. Atuação apenas em época eleitoral e somente o que convém a cada político. Mas devemos fazer nossa parte como cidadãos e fazer o que for possível para ajudar nosso próximo.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *