Os três pilares para melhorar a educação do Piauí: Infraestrutura, qualificação e valorização dos professores

Fonte: cidadeverde.com

O governador Rafael Fonteles está consciente que há a necessidade de melhorar a qualidade do ensino do Piauí e anunciou um grande investimento para implantação de novos cursos profissionais, técnicos e tecnológicos em escolas estaduais do Piauí, na Universidade Estadual e na Uapi que é muito bom para o cenário educacional do Estado.

Mesmo estando consciente da necessidade de melhorar a educação, nos seus discursos o governador não fala em um dos principais pilares para uma educação de excelência, a valorização dos professores.

Nos países onde os sistemas educacionais possuem alta qualidade, como a Finlândia, Cingapura, Canadá, Estônia, dentre outros, tem em seus pilares grandes investimentos em Infraestrutura, qualificação e principalmente valorização dos seus professores.

No Piauí os professores substitutos recebem abaixo do PISO SALARIAL NACIONAL. Esses profissionais passam muitas dificuldades financeiras, e na maioria das vezes precisam trabalhar três turnos para manter suas necessidades básicas. Essas grandes jornadas de trabalho implica consequentemente em pouco tempo para qualificação e planejamentos das aulas, o que pode refletir no desempenho desses profissionais.

Fonte: Odia

Em algumas ações que ocorrem no seu governo, Rafael Fonteles defende o cumprimento das leis e das decisões judiciais para garantir o estado de direito. Essa postura é fundamental para a estabilidade e funcionamento adequado de um sistema democrático. E nesse contexto, a classe de professores substitutos anseia pela valorização e busca do cumprimento da Lei do Piso, a Lei Nº 11.738/2008. Lei essa, criada há quase 15 anos durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e ainda assim, os professores substitutos do estado do Piauí, não recebem a devida valorização por parte do governo estadual com o pagamento do piso.

O que se espera de um governo que possui um discurso de melhorar a educação do seu estado é no mínimo a valorização definida em Lei, então, a classe de professores substitutos se mantém firmes e aguardando que que se cumpra a Lei do PISO NACIONAL.

O Piauí é um dos estados que menos valoriza seus professores o que impacta diretamente na qualidade da educação.

Links abaixo: Instagram e abaixo-assinado do movimento Luta pelo PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO:

clique aqui
https://www.change.org/p/cumprimento-da-lei-do-piso-salarial-para-os-professores-substitutos-do-piauí-seduc-piclique aqui
clique aqui
https://instagram.com/substitutos.seduc_piso?igshid=YmMyMTA2M2Y=clique aqui

Fonte: cidadeverde.com; ODia

clique aqui

  • Caros piauienses, sigo na esperança que os nossos representantes políticos tomem conhecimento e providências reais quanto a situação educacional do Estado.
    Sem os 3 pilares para melhorar a educação do Piaui não teremos uma educação que impacte na dimensão que precisamos.
    Acordem governantes!
    Acordem população do Piauí, acompanhem e fiscalizem o trabalho dos vossos representantes, se eles não os valorizar não reelejam os tais e nem dê credibilidade em apoiar quem não apoia a educação o que “abre” novos horizontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *