Já é tradição! Mesmo após o Japão sofrer uma goleada de 4 a 0 para o Chile, na primeira rodada da Copa América, torcedores japoneses repetiram uma cena da Copa do Mundo de 2014 e 2018: retiraram todo o lixo da arquibancada do estádio do Morumbi, em São Paulo, na segunda-feira (17).
O gesto foi aplaudido pelos brasileiros que acompanharam o jogo e pela torcida rival! “Fazemos sempre isso com todos os estádios”, disse Hirokazu Tsunoda, que veio ao Brasil apenas para acompanhar a competição.
“É uma forma de agradecer por termos assistido ao jogo e também de manter o local limpo para as pessoas que forem utilizar esse espaço depois”, destaca.
A iniciativa encheu de orgulho japoneses que vivem no Brasil e foram prestigiar a seleção japonesa. É o sentimento do jovem Yuta Komura, 21 anos, estudante de linguística na USP e que vive há 4 anos no Brasil: “Recolher o lixo é o mínimo que fazemos, é o óbvio”.
O estudante estava com mais três amigos, que estudam no Rio de Janeiro. Os quatro são de Osaka e fazem intercâmbio no país.
E, olha só, os japoneses prometem repetir a ação nas outras partidas do Japão no torneio. O próximo desafio será em Porto Alegre, na Arena Grêmio, contra o Uruguai.
Jogadores limpam vestiário
A atitude se repetiu no vestiário dos jogadores da seleção japonesa: eles recolheram o lixo e deixaram uma mensagem de agradecimento em português, espanhol, inglês e japonês em uma prancheta. Veja algumas fotos:
Esse bonito ato de educação e agradecimento pela hospitalidade dos jogadores já havia sido feito na academia de futebol do Palmeiras, usada pelo time para o treino do último sábado (15).
Copa América 2019
A 46ª edição do torneio mais antigo de Seleções do mundo retorna ao Brasil depois de 30 anos e está sendo disputada em seis estádios em cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) com 12 Seleções participantes. Em campo, nove títulos da Copa do Mundo reunidos e algumas das maiores estrelas do futebol mundial.
Além dos dez países sul-americanos membros da CONMEBOL (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Catar participam como convidados.
Fontes: BOL/UOL/Assessoria da Copa América/Fotos: Reprodução/TV UOL e Assessoria da Copa América