
Olha só que iniciativa legal! Um grupo de colégios dos EUA está transformando seus ônibus escolares em pontos de acesso (hotspots) para estudantes que não têm conexão adequada à internet em suas casas.
Devido à quarentena provocada pelo Covid-19, as escolas norte-americanas estão fechadas sem prazo para reabrirem, obrigando-as a migrarem para as aulas online.
O problema é que nem todo aluno tem acesso à internet em casa, enquanto outros possuem um acesso de baixíssima qualidade, não permitindo a visualização de videoaulas, por exemplo.
Para contornar isso, 11 escolas espalhadas pela cidade de Montgomery, no Alabama (EUA), transformaram os ônibus escolares agora vazios em pontos de acesso à internet com roteadores de alta velocidade que permitem a conectividade de dezenas de pais e estudantes ao mesmo tempo.

O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.
O prefeito de Montgomery, Steven Reed, disse que a iniciativa é importante porque a cidade reconhece que há uma “divisão digital”, ou seja, uma forma de desigualdade na maneira como o acesso Wi-Fi é distribuído na população.
“A pandemia de coronavírus em que estamos envolvidos agora apenas aumentou o abismo existente entre aqueles que podem acessar serviços de Internet de alta velocidade e aqueles que não podem”, afirmou.
Últimos dias para contribuir com o projeto social A Arte Salva que atende crianças do Jardim Gramacho (RJ). Saiba aqui como ajudar!
“A ideia é que qualquer pai, qualquer criança em qualquer bairro em que passe o ônibus escolar amarelo, possa acessar o ponto de acesso Wi-Fi”, complementou Ann Roy Moore, secretária do gabinete do prefeito.
É válido frisar que as pessoas não precisam sair de casa para se conectar à internet, tampouco para navegar nela com qualidade.

A iniciativa de Montgomery está sendo replicada em cidades espalhadas por todo o território norte-americano. Em Austin, capital do Texas, mais de 100 ônibus escolares foram equipados com Wi-Fi graças à generosa doação de US$ 600 mil (R$ 3,17 milhões) de uma provedora de tecnologia educacional.
“Enquanto nos preparamos para a possibilidade de fechamento prolongado das escolas, sabemos que uma conexão à Internet é uma tábua de salvação e um elo de aprendizado para nossos alunos”, disse Kevin Schwartz, diretor de tecnologia da Austin ISD.
Fonte: UpWorthy
Fonte: https://razoesparaacreditar.com/escola-equipa-onibus-wifi-alunos-internet/