Colégios equipam ônibus escolares parados com Wi-Fi para alunos sem internet

Olha só que iniciativa legal! Um grupo de colégios dos EUA está transformando seus ônibus escolares em pontos de acesso (hotspots) para estudantes que não têm conexão adequada à internet em suas casas.

Devido à quarentena provocada pelo Covid-19, as escolas norte-americanas estão fechadas sem prazo para reabrirem, obrigando-as a migrarem para as aulas online.

O problema é que nem todo aluno tem acesso à internet em casa, enquanto outros possuem um acesso de baixíssima qualidade, não permitindo a visualização de videoaulas, por exemplo.

Para contornar isso, 11 escolas espalhadas pela cidade de Montgomery, no Alabama (EUA), transformaram os ônibus escolares agora vazios em pontos de acesso à internet com roteadores de alta velocidade que permitem a conectividade de dezenas de pais e estudantes ao mesmo tempo.

escolas equipam ônibus escolares acesso wi-fi alunos sem internet
Foto: Unsplash/Jose Alonso

O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.

O prefeito de Montgomery, Steven Reed, disse que a iniciativa é importante porque a cidade reconhece que há uma “divisão digital”, ou seja, uma forma de desigualdade na maneira como o acesso Wi-Fi é distribuído na população.

“A pandemia de coronavírus em que estamos envolvidos agora apenas aumentou o abismo existente entre aqueles que podem acessar serviços de Internet de alta velocidade e aqueles que não podem”, afirmou.

Últimos dias para contribuir com o projeto social A Arte Salva que atende crianças do Jardim Gramacho (RJ). Saiba aqui como ajudar!

“A ideia é que qualquer pai, qualquer criança em qualquer bairro em que passe o ônibus escolar amarelo, possa acessar o ponto de acesso Wi-Fi”, complementou Ann Roy Moore, secretária do gabinete do prefeito.

É válido frisar que as pessoas não precisam sair de casa para se conectar à internet, tampouco para navegar nela com qualidade.

escolas equipam ônibus escolares acesso wi-fi alunos sem internet
Foto: Reprodução/ITpedia

A iniciativa de Montgomery está sendo replicada em cidades espalhadas por todo o território norte-americano. Em Austin, capital do Texas, mais de 100 ônibus escolares foram equipados com Wi-Fi graças à generosa doação de US$ 600 mil (R$ 3,17 milhões) de uma provedora de tecnologia educacional.

“Enquanto nos preparamos para a possibilidade de fechamento prolongado das escolas, sabemos que uma conexão à Internet é uma tábua de salvação e um elo de aprendizado para nossos alunos”, disse Kevin Schwartz, diretor de tecnologia da Austin ISD.

Fonte: UpWorthy

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/escola-equipa-onibus-wifi-alunos-internet/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *